Olhando para a minha vida!

"Em vez de possibilidades, realidades é o que tenho no meu passado, não apenas a realidade do trabalho realizado e do amor vivido, mas também a realidade dos sofrimentos suportados com bravura. Esses sofrimentos são até mesmo as coisas das quais me orgulho mais, embora não sejam coisas que possam causar inveja." (Viktor E. Frankl)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nossas responsabilidades



"Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas"


(O Pequeno Príncipe - St. Exupéry)

Hoje foi daqueles dias de encontro entre amigas na padaria. Como sempre estávamos conversando sobre a vida e suas adversidades. Mais uma vez tive meus aprendizados. Certamente, tais dificuldades já fazem parte daqueles que habitam nesse plano, afinal estamos aqui "de passagem" para crescermos e aprimorarmos. Em minha opinião, esse é um dos sentidos da vida.
Partindo desse princípio que estamos aqui para aprendermos e evoluirmos, digo não simplesmente como pessoas mortais, mas principalmente como seres espirituais, que me remeto a premissa de Viktor E. Frankl sobre a essência da existência: "Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez, e como se na primeira vez você tivesse agido tão errado como está prestes a agir agora.", mencionada em seu livro Em Busca De Sentido.
O assunto em pauta era sobre um casal o qual foi preso acusado de homicídio e o mesmo pediu ao filho mais velho não contar a filha menor de sete anos o motivo real da ausência deles. Daí discutíamos sobre as consequências psicológicas-emocionais que poderão afligir essa menina, as quais serão carregadas para o resto da sua vida. Para ela o abandono dos pais se deu pelo fato de ambos a trocaram por um casal de velhinhos que precisavam muito dos seus cuidados, e por essa razão não retornam para vê-la. Esse desculpa já perdura por quase um ano.
Então comentávamos como atos egoístas podem causar aos outros danos emocionais terríveis, principalmente em crianças ainda em formação pisco-emocional, influenciando a sua personalidade. Podendo sofrer consequências para o resto da vida, se não tivermos uma interferência, seja por um psicólogo ou religioso ou ainda ambos, dependendo da crença de cada um. Nesse caso, para mim essa interferência é para ontem, pelo que eu soube, a menina já está agressiva.
Por coincidência, eu conversava ontem com a pediatra do meu filho sobre o assunto de como as crianças tem sensibilidade para captar o que está em sua volta, se negativo, ocasionando distúrbios emocionais de leves à graves. Umas são mais sensíveis aos acontecimentos ao seu entorno do que outras, mas todas, de certa maneira sugam tudo e respondem de alguma maneira, principalmente na primeira infância que vai até os sete anos. Elas absorvem energias que nem damos conta, nossas tristezas, nossas angústias, nossos medos etc. Por isso devemos procurar levar nossa vida com mais leveza possível, é um grande desáfio, exige vigilância, eu sei...
Então, deixo um alerta, que serve também para mim sempre, temos que ficar atentos aos aspectos psicológicos-emocionais daqueles pequenos os quais somos responsáveis para cuidar e formar, para que cresçam adultos saudáveis e equilibrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário