Olhando para a minha vida!

"Em vez de possibilidades, realidades é o que tenho no meu passado, não apenas a realidade do trabalho realizado e do amor vivido, mas também a realidade dos sofrimentos suportados com bravura. Esses sofrimentos são até mesmo as coisas das quais me orgulho mais, embora não sejam coisas que possam causar inveja." (Viktor E. Frankl)

domingo, 21 de agosto de 2011

Mutismo Seletivo - meu filho tem.




Descobri há quinze dias atrás que meu filho tem Mutismo Seletivo. Interessante, mas o sentimento que senti ao receber o diagnóstico foi de alívio, pois antes deste, outros tipos de distúrbios como os neurológicos me afligiam, quando soube que se tratava de uma desordem emocional, sendo um distúrbio de ansiedade, vi de imediato a cura ou melhor dizendo a superação dessa limitação pelo meu pequeno filho.

Por incrível que pareça, quando sabemos qual o problema que aflinge nosso filho (ou outra pessoa) sentimo-nos bem melhor ao lidar com a situação, compreendendo-o mais e ajudando-o a diminuir sua ansiedade.

Não sei exatamente a causa, há indícios, entretanto, para mim o mais importante não é a causa e sim como diminuir e eliminar o efeito: o não falar com algumas pessoas.

O melhor tratamento indicado foi a Terapia Cognitiva Comportamental - TCC, já passei por uma médica neuro-psiquiatra infanto-juvenil, cuja me aliviou quanto a relevância dessa sindrôme e descartando por enquanto a possibilidade de uso de remédios.

Por providência divina, das três opções de médico que eu tinha, escolhi justamente aquela que teve um caso na família com resultado de sucesso. Saí muito feliz do consultório. Me sinto muito otimista quanto a superação do meu filho, independente do tempo.

Sinto Deus agindo sempre em minha vida, e nesse caso específico também! Percebo a sua mão operando nos pequenos detalhes, como nos profissionais que estão entrando em nossas vidas e ajudando o meu filho. Por isso que, antes de mais nada, só tenho a agradecer.

Mutismo Seletivo é um transtorno - não uma doença - uma diferença no indivíduo, que por ansiedade bloqueia sua habilidade para falar e interagir com os demais, se estes não são de sua total confiança e familiaridade. A criança com M.S. não fala em tais circunstâncias não por rebeldia, e sim exlusivamente por ansiedade-medo. O calar não é uma opção da pessoa, e sim um silêncio imposto pela ansiedade involuntária que experimenta. (Fonte: http://mutismoseletivo.org)

3 comentários:

  1. ja faz alguns meses que ando atrás de ajuda pra minha filha, desde que percebi o problema vinha pesquisando muito sobre o seu comportamento, há 1 semana foi diagnosticado o q eu jah sabia, ela tem mutismo seletivo, depois de uma busca de mais de 5 psicologos graças a Deus achei uma q me deu uma luz, ela vai começar a apartir desta semana a terapia comportamental e tenho fé q ela vai melhorar!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Gisele!
    Vi que és do RJ, podes indicar o nome da médica neuro-psiquiatra infanto-juvenil que procurou?
    Minha filha faz TCC a um ano, mas ainda não observamos nenhuma movimentação no comportamento. O pediatra indicou que procurássemos por ajuda médica convencional.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, quero fazer um estudo sobre o mutismo seletivo. por acaso têm alguam referência bibliográfica que me possa ajudar? em português.
    já agora o seu filho melhorou?

    ResponderExcluir